sábado, 6 de fevereiro de 2010

Cartier Bresson

Cartier Bresson nasceu em 22 de agosto de 1908 em Paris. É descedente de uma família proeminente da indústria têxtil. A família o queria nos negócios familiares.Mas Bresson nasceu artista. Entre 1932 e 1934 Cartier- Bresson fez algumas de suas melhores fotografias. Apesar de ter começado olhando para os despossuídos e oprimidos, principais temas dos foto- jornalismo, muito cedo estas mesma fotos impressinaram a França, Espanha, Itália, México, como arte, muito mais do que como reportagem.

Henre Cartier-Bresson é um artista inato. Pensa como artista e vive como artista.Genuíno em tudo que faz e em tudo diz. Descomplicado para pintar, para fotografar, para falar ,para viver... falar o óbvio ululante e por isso mesmo é genial.
Ama a liberdade antes de tudo e acima de tudo. Não se deixa prender, a liberdade é a sua religião. Ama o rádio, pois diz que através deste veículo se usa mas a imaginação. Não gosta luz ofuscante. Não gosta que tirem fotografia dele... diz que não quer que fação com ele, aquilo que fez a vida toda com os outros. Cartier Bresson é um artista de vangarda, lírico, pintor, desenhista, literato, foto-jornalista um poeta faz poesia através da câmera fotográfica. "Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração". Henri Catier- Bresson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário