domingo, 21 de fevereiro de 2010

Chico Albuquerque




Natural de fortaleza Ceará, Francisco Afonso de Albuquerque, nasceu em 25 de abril de 1917. Filho de Adhemar Bezerra de Albuquerque e Lasthênia Campos (ambos fotógrafos), estudou no Liceu do Ceará.
Iniciou a carreira de fotógrafo aos quinze anos, através do cinema, fazendo um documentário de curta-metragem. Com a ajuda e incentivo de seu pai, fundou, junto com seu irmão Antônio, a ABAFILM. Em 1934, profissionalizou-se como retratista. Transfere-se em 1945 para São Paulo abrindo um estúdio próprio no ano seguinte, quando se tornou também membro do Foto Cine Clube Bandeirante, participando ativamente do movimento fotoclubista. Pioneiro na fotografia publicitária do país, além de ser conhecido como gênio da fotografia publicitária, Chico Albuquerque foi um grande retratista, com fama de pé-quente. Visonário, importou em 1958 o primeiro equipamento de flashes eletrônicos do Brasil. Participou de inúmeras exposições e mostras nacionais e internacionais de fotografia, obtendo medalhas de ouro em Frankfurt, Turim e Buenos Aires.
Em 1975 retorna à Fortaleza. Passa a dirigir o laboratório da ABAFILM e monta um novo estúdio fotográfico, onde realiza a série de fotografias que integrariam a coleção "as frutas". Em 1989 lança o livro "Mucuripe" com fotografias que focalizam esta praia cearense em dois momentos distintos: 1952 (foto) e 1988. Em 1998 recebe o Prêmio Nacional de Fotografia, Contribuição à Fotografia Brasileira, pela Funarte, no Rio de Janeiro. Faleceu em 26 de dezembro de 2000, com 83 anos, em Fortaleza. O fotógrafo que fez o still do filme "It’s all true", de Orson Welles (1942), ficou para sempre marcado pela luz do Ceará, pela simplicidade da jangada, como pela força expressionista do brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário